Professores

CV Corpo Docente (Março de 2016)

 

Tatiana GADDA

004_tatiana_gadda

Tatiana Gadda tem PhD em Ciências Ambientais Humanas e da Terra (PhD in Earth and Human Environmental Science) pela Universidade de Chiba no Japão em abril de 2006. Foi  pesquisadora de cooperação na Unidade de Desenvolvimento Internacional e Planejamento Regional (RCast) da Universidade de Tóquio no Japão. Tem um Mestrado Científico em Planejamento Físico (Spatial Planning) pelo Royal Institute of Technology (KTH), na Suécia. Sua formação inicial é em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tatiana desenvolveu e conduziu pesquisa em vários tópicos incluindo revitalização urbana, sistema de transporte urbano, consumo sustentável, fluxos de materiais, sistema de alimentação urbana e análise de ecossistemas urbanos. Trabalhou na Terra Nova Regularizações Fundiárias na elaboração de política habitacional e programa de regularização fundiária para a cidade de Porto Velho em Rondônia. Entre 2006 e 2008, juntou-se ao Instituto de Estudos Avançados da Universidade das Nações Unidas (UNU-IAS) para o pós-doutorado no programa urbano quando produziu uma análise dos padrões de consumo de serviços ecossistêmicos em grandes centros urbanos. Seus interesses estão concentrados em temas como: (1) apropriação de recursos naturais pelas cidades e padrões de consumo em cidades com diferentes níveis de renda; (2) mudanças ambientais globais e sua relação com os centros urbanos; (3) as escalas (temporais e geográficas) de impacto da urbanização e o impacto ambiental do crescimento regional de mega centros urbanos; (4) grandes regiões urbanas e os desafios para o planejamento regional. Tatiana é atualmente Professora do Departamento de Construção Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Tamara Simone van KAICK

jogadacerta-2

Graduada em Bacharelado em Biologia e Licenciatura em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1989), graduada em Artes Plásticas Gravura pela Escola Superior de Música e Belas Artes do Paraná (1996), especialista em Microbiologia Aplicada (1993), mestre em Inovação Tecnológica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2002) e Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2007). Atualmente é professora Adjunto 2 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná pelo Departamento Acadêmico de Química e Biologia, professora no Curso de Pós-Graduação em Cência e Tecnologia Ambiental, atua ainda como pesquisadora colaboradora da Universidade Federal do Paraná em projeto de extensão e coordena o projeto “Vida à Água” patrociando pela Petrobrás por meio do programa Petrobrás Ambiental com o tema gestão de recursos hídricos, iniciado em novembro de 2009. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Ecologia Aplicada a Engenharia Sanitária, atuando principalmente nos seguintes temas: saneamento ambiental, tecnologia apropriada, wetlands construídos/ zona de raízes, educação ambiental, gestão ambiental e desenvolvimento sustentável.

Prof. Thiago H. Silva

prof-thiago.png

 

 

Membros anteriores

Aristides de ATHAYDE BISNETO

Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Internacional e Ambiental. Possui LLM (equivalente a mestrado – US), concedido pela Northwestern University de Chicago – USA. Advogado. Vice-Presidente da Junta Comercial do Paraná. Atuou como monitor do Professor Goldberg em Negociação. Estágio na ICC, Paris.

Antonio Gonçalves de OLIVEIRA

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)/ Departamento Acadêmico de Gestão e Economia (DAGEE) vinculado à Graduação e à Pós-Graduação – Programa de Mestrado em Planejamento e Governança Pública (PPGPGP). Lider do Grupo de Pesquisa: Governança Pública e Desenvolvimento. Coordenador do Curso de Esoecialização em Gestão Pública Municipal – Convênio UTFPR/CAPES/UAB. Anteriormente atuou como Pró-Reitor Acadêmico do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA), Secretário Geral e Assessor de Reitoria na Universidade São Francisco – (USF/SP). Possui experiência profissional com atuação em organizações empresariais e instituições de ensino superior, principalmente nos seguintes temas: gestão financeira, controladoria, sistema de informações, gestão educacional (acadêmico_financeira_patrimonial), currículos e avaliação da Educação Superior (institucional e de cursos de graduação).

Cassia Maria Lie UGAYA

É doutora em Engenharia Mecânica (2001), mestre em Planejamento de Sistemas Energéticos (1996) e graduada em Engenharia Mecânica (1991) pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Desde o doutorado realiza pesquisa em Avaliação do Ciclo de Vida, mais especificamente em: análise de inventário do ciclo de vida, avaliação social do ciclo de vida, avaliação do impacto do ciclo de vida e projeto para o ciclo de vida. É membro do Conselho Internacional do Ciclo de Vida da Iniciativa do Ciclo de Vida do PNUMA e da SETAC, membro do Conselho Internacional e Conselho Editorial do ecoinvent, co-chair da Rede Latino Americana de Ciclo de Vida e Diretora da Associação Brasileira do Ciclo de Vida.

Libia Patricia PERALTA AGUDELO

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Paraná (1987) e Doutorado em Ecologia da Paisagem pela University of Nottingham (1996). Atua no desenvolvimento de metodologias tecnológicas que minimizem os impactos ambientais negativos nos processos produtivos e que ao mesmo tempo gerem retornos econômicos e sociais relevantes, atuando como docente, avaliadora, pesquisadora nas áreas de design sustentável, planejamento e P&D. É membro fundadora de dois grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq e publica artigos cientificos em periódicos e eventos nacionais e internacionais. Pela sua atuação tem tido reconhecimentos como o Prêmio da Melhor Tese de Doutoramento na área Sócio_Ambiental em 1997 pela WWF e apoios à pesquisa da Capes, CNPq, Suny Foundation, Fundação Araucária e WWF. Foi membro permanente do CA de Geociências da Fundação Araucária por mais de três anos. Coordenou relevantes projetos financiados através de editais do CNPq, tais como: o Projeto Design Certificado que atua na agregação de valor a resíduos madeireiros empresariais (finalizado em Setembro de 2007). No âmbito social atua diretamente com comunidades de base interligando-as a processos semi-industriais com os projetos Papel Social e Design Social (finalizados em Dezembro de 2007). Estes projetos foram desenvolvidos em parceria com a UFPR e a UTFPR. Atualmente leciona no Curso de Design da Unibrasil nas disciplinas de Meio Ambiente e Projeto de Produto e também atua constamente como, Docente, Orientadora e membro de Banca avaliadora de Cursos de Especialização, Mestrado, Doutorado e Graduação em projetos ligados ás suas áreas de interesse. Possui várias publicações científicas, capítulos de livro e projetos premiados na área de Design Sustentável. Atua profissionalemente no desenvolvimento de projetos de arquitetura e design de mobiliário sustentáveis. Participa ativamente em eventos e congressos nacionais e no exterior onde apresenta seus trabalhos científicos.

Higor Vinicius dos Reis LEITE

Graduado em Administração de Empresas – Sistemas de Informação pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (2007). Especialização em Marketing Empresarial pela UFPR (2008), MBA em Global Marketing pela UFPR (2009), especialização em engenharia de Produção Enxuta pela PUC – PR (2010), mestrando em engenharia de produção e sistemas pela PUC-PR (2012). Tem experiência na área de Engenharia de Produção Enxuta, área comercial e compras. Foi professor do IFPR, especializações PUC-PR e MBA Tuiuti, e atualmente é professor da Universidade Técnológica Federal do Paraná – UTFPR.

Maria José S. de MENDONÇA

Assistente Social PUCPR. Mestre em Gestão Urbana PUCPR. Atua como docente na disciplina Avaliação de Políticas Públicas nas Faculdades Integradas “Espíritas”. Terapeuta Comunitária. Profissional de Desenvolvimento Social – PROFIDES/ Instituto Fonte para o Desenvolvimento Social. Sócia fundadora da A&C Capacitação Profissional e Gerencial, que atende profissionais e organizações que atuam em projetos e programas socioambientais no sentido de aperfeiçoar e difundir conceitos e práticas na área de monitoramento e avaliação social, contribuindo assim para a promoção do desenvolvimento sustentável, por meio do fortalecimento político-institucional, apoiando a sustentabilidade de comunidades, movimentos e iniciativas sociais. Associada da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação. Cursando MBA em Gerenciamento de Projetos na ISAE / FGV.

Maria Lucia (Malu) Figueiredo Gomes de MEZA

Graduada em Administração de Empresas e/ou Pública pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ (1994), mestrado em Engenharia da produção/COPPE (Área: ITOI – Inovação Tecnológica e Organização Industrial) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (1999) e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (2003). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Gestão e Economia (DAGEE) e do Programa de Mestrado Profissional em Planejamento e Governança Pública (PGPGP) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Tem como foco de pesquisa as seguintes áreas: inovação, empreendedorismo privado e público; e políticas públicas e empreendedorimo.

Moises Francisco FARAH JUNIOR

Possui graduação em Ciencias econômicas pela Fundaçào de Estudos Sociais do Parana (1980), mestrado em Mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de educação Tecnológica (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: capacidade competitiva, mudanças tecnológicas, estratégias de gestão, pequena e médias empresas e desenvolvimento regional.Foi Coordenador de Desenvolvimento Governamental da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral do Estado do Paraná entre janeiro de 2003 a fevereiro de 2009. Atualmente é professor adjunto nível 1 com dedicação exclusiva da UTFPR. Leciona a disciplina Politicas Públicas e Sustentabilidade no Mestrado Profissional de Planejamento e Governança Pública da UTFPR Campus Curitiba.

Sergio Tadeu Gonçalves MUNIZ

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (1996), doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (2005) e realizou um doutorado-sanduíche na Universidade de Paris – FRA (2002-03). Atua como Professor Adjunto na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na Graduação, Mestrado e Pós-Graduação lato sensu. Leciona disciplinas nas áreas de Economia (Macroeconomia, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Políticas Econômicas) e em Gestão/Engenharia de Produção (Administração da Produção e Estratégias de Manufatura e Operações). Atualmente tem atuado nas temáticas relacionadas à a) Estratégias e Gestão de Manufatura e Operações; b) Sistemas de Produção c) Desenvolvimento Econômico e d) Sistemas de Produção, Tecnologia e Desenvolvimento.

Sileide France Turan SALVADOR

Possui Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR (2010), Pós-Graduação em Especialização em Formação de Professores em EAD pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (2001) e Graduação em Licenciatura em Letras Português – Inglês pela Universidade Tuiuti do Paraná-UTP (1998) pela Universidade Federal do Paraná. É professora do Instituto Federal do Paraná, atuando no ensino de Língua Inglesa para o Ensino Médio. Seus temas de interesse científico e profissional são: ensino de língua inglesa, educação, atividades comunicativas, mídia, violência, divisão sexual do trabalho, sociedade, tecnologia, gênero, engenharias e inovação tecnológica.

Sonia Ana Charchut LESZCZYNSKI

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1982), mestrado em Masters of Arts – University of Iowa (1988) e doutorado em PhD in Education – University of Iowa (1993). Atualmente é professor associado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, educação tecnológica, formação de professores, responsabilidade socioambiental e empreendedorismo social. Co-autora do Método Cidade Junior

Thomaz Aurélio PAGIORO 

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (1992), e mestrado (1996) e doutorado (1999) em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professor adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Limnologia Física, Química e Biológica, atuando principalmente nos seguintes temas: bacterioplâncton, macrófitas aquáticas, limnologia física e química, ecologia, reservatórios.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s